9º Encontro de Xadrez

O 9º Encontro de Xadrez do ano de 2010, promoveu oficinas para iniciantes e torneios com o objetivo de despertar nos participantes o interesse pelo jogo e incentivar a sua prática, fazendo com que todos busquem o aprofundamento e a vivência dos seus princípios éticos e morais no cotidiano. 

Além disso, ampliar a capacidade de concentração, raciocínio lógico, responsabilidade, criatividade, respeito, liderança, orientação espacial, orientação temporal e coordenação motora que levem os participantes a se destacarem como praticantes de xadrez.
O encontro se consolidou ainda como importante evento no circuito enxadrístico pernambucano, a partir da parceria com a Academia Recifense de Xadrez e ganhadores de outras cidades.

O torneio, que começou em 2001, tem conseguido promover o Xadrez como atividade pedagógica e intelectual, assim como na divulgação e difusão cultural nas mais diversas áreas.

“A ideia principal é despertar nos participantes o interesse pelo jogo, incentivar a sua prática de forma continuada, fazendo com que todos busquem o aprofundamento e a vivência dos seus princípios éticos e morais no cotidiano. Além disso, ampliar a capacidade de concentração, raciocínio lógico, responsabilidade, criatividade e liderança”, afirma Tereza Marinho, Gerente Operacional dos Centros de Pesquisa e Formação Cultural.

O Encontro, que aconteceu de 22 a 24 de setembro de 2010, foi direcionado a crianças, adolescentes, jovens e adultos, estudantes ou não. Uma novidade foi que os competidores poderam fazer redações de acordo com a temática sugerida.

PREMIAÇÕES (manhã e tarde)

• 1º lugar: MP4 + Livro + Medalha de ouro
• 2º Lugar: Pen drive + Jogo de xadrez + Medalha de prata



Oficinas de Xadrez

Oficinas de Xadrez

Torneio de Xadrez

Participantes