sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Retrospectiva Biblioteca Popular de Afogados 2010

Nesse começo de ano e inicio do blog, vamos mostrar um pouco do que aconteceu no ano de 2010 na Biblioteca Popular de Afogados e o que os frequentadores podem esperar para 2011.


Exposição Junina
Exposição realizada no período de 01 a 29 de junho de 2010, no Hall da biblioteca, das 8:00h as 17:00h, em comemoração às festas juninas, a cultura regional do milho, das comidas típicas, das tradições e ainda contou com a participação da Escritora e contadora de histórias, Si Cabral, que coordenou no dia 18 de junho de 2010, “O sabor do São João”.



Exposição Carnavalesca
Exposição de máscaras carnavalescas dos alunos do curso de adereços carnavalescos. Realizada de 01 a 22 de fevereiro de 2010.






Recital Afogados em Poesia
O projeto inicial do Recital é muito interessante e dá abertura para realização de outras ações.
O objetivo é incentivar a comunidade ao gosto pela poesia através de encontros bimensais com poetas e escritores. Durante o ano de 2010 foram realizados 06 encontros mensais.




Vitrine do Mês
A Vitrine do Mês tem por objetivo expor a produção artística e literária do autor/ artista homenageado do mês.
No ano de 2010, foram 06 vitrines, homenageando escritores, artistas plásticos, poetas e temas que evidenciaram a cultura e a arte pernambucana. Neste ano foram homenageados:
Março: Recife:473 anos de Poesia
Maio: Literatura Judaica Contemporânea em Pernambuco
Julho: Lula Cortês: um blues de Poesia
Set.: Fernando Duarte: Poesia em Artes
Nov.: Paulo Bruscky: o álbum do Recife
Dez.: Leonardo Dantas: contando a história.






Escritor de Plantão
Ação que visa dá oportunidade aos escritores, reconhecidos ou não, de divulgar suas obras e bater um papo com os leitores/freqüentadores da biblioteca. É realizado todas as 1ª sextas-feiras de cada mês, sob a coordenação do funcionário Pedro Martins, juntamente com o apoio do Núcleo de Ações culturais, no horário da manhã (09:00 às 12:00h). Em 2010, contou com a participação dos seguintes escritores:
Maio: Rubem Brito – Poeta e ensaísta da comunidade de Afogados.
Junho: Pedro Martins Silva – Professor, jornalista e poeta da comunidade da Imbiribeira.
Julho: Josemir Lúcio – poeta e vocalista da comunidade de Afogados.
Agosto: Sineide Gemir –poetisa que lançou o livro: Construindo um mundo melhor – destinado ao publico juvenil.
Setembro: José David - 5 livros publicados (trovas, poesias e peças teatrais), atua também na produção musical, com musicas do gênero carnavalesco, valsas e sambas. Possui ainda extensa obra voltada para as artes plásticas.
Outubro: Willian Maximiliano Gomes. Aluno do 1º Ano do 2º grau do Colégio Pan Americano.
Novembro: Telma Brilhante, poetisa, nascida no Crato/CE, membro da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia de Letras e Artes do Nordeste (ALANE). Autora de diversos livros de Literatura Infanto Juvenil, dentre eles: Crepúsculo das Coisas e Sendas do Oriente (haicais).
Dezembro: Wellington Dantas, poeta, publicou o livro “Textos Poéticos”, em 2009. É um dos ganhadores do 12º Concurso de Poesia da Biblioteca Popular de Afogados.







Exposição de Obras – Escritor de Plantão
Tem por objetivo expor durante uma semana, as obras do escritor do mês no hall da biblioteca para acesso e conhecimento dos leitores e freqüentadores da instituição. Tivemos as seguintes exposições:
Agosto: Exposição de obras literárias - Sineide Gemir
Setembro: Exposição de obras literárias e plásticas – José David
Outubro: Exposição de obras literárias - Escritor de Plantão - Max
Novembro: Exposição de obras literárias - Telma Brilhante
Dezembro: Exposição de Obras dos Escritores de Plantão do ano de 2010




Nenhum comentário:

Postar um comentário